ANNONACEAE

Annona sericea Dunal

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Annona sericea (ANNONACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

3.356.694,021 Km2

AOO:

184,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Ocorre nos Estados de Roraima, Amapá, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso (Maas et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

?A espécie é amplamente distribuída, ocorrendo em diversos Estados brasileiros.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Sim
Detalhes: Possui propriedades anti-reumáricas em suas folhas e casca,utilizados na medicina popular sob a forma de tintura alcoólica. Possui aindaatividades antiprotozoários particularmente, contra Leishmania sp., Plasmodium falciparum e Trypanosoma cruzi (Batista et al., 2008).

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Apesar ser citada como comum, existem poucos estudos populacionais disponíveis para a espécie. Em São Tomé do Pacuí, Macapá, Amapá, Annona sericea foi a espécie com maior índice de importância (IVI)da comunidade (40,38). no Município de Presidente Figueiredo, AM, foi amostradoum indivíduo (Silva; Silva, 2006).

Ecologia:

Biomas: Amazônia
Fitofisionomia: Ocorre em florestas primárias e secundárias a até 550 m de altitude. Floração ao longo do ano (Maas et al., 1992).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes: A espécie apresenta polinização por cantarofilia, e segundo Weber (1981), as características florais de A. sericea sugerem existir um tipo de adaptação no sistema de polinização, pois suas sépalas carnosas são unidas e somente os besouros são capazes de furá-las e entrar atraídos por um forte odor adocicado. O autor verificou ainda que a fertilidade polínica é de 96%, entretanto o número de frutos formados naturalmente é bastante reduzido.

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.3.2 Selective logging
É uma ameaça à A.sericea a exploração madeireira de outras espécies em seu hábitat, causandofragmentação e degradação (Azevedo et al., 2008).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
9 Intrinsic factor
Segundo Weber (1981) a fertilidade polínica é de 96%, entretanto o número de frutos formados naturalmente é bastante reduzido, o autor aponta para a a falta de indivíduos próximos e falta de transferência adequada de pólen. Weber (1981) conclui ainda que a flor de A. sericea possa ter evoluído para um tipo específico de polinizador, besouros, o que restringe sua gama de polinizadores potenciais.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Criticamente em perigo" (CR), segundo a Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Bioativo
Possui propriedades anti-reumáticas em suas folhas e casca, utilizados na medicina popular sob a forma de tintura alcoólica. Possui ainda atividades antiprotozoários particularmente, contra Leishmania sp., Plasmodium falciparum e Trypanosoma cruzi (Batista et al., 2007).